TPDuo e Grupo de Saxofones da Ufal se apresentam em concerto especial no Festival de Música de Penedo
Piano, trombone, sax e percussão juntos no palco do Centro de Convenções
Jamerson Soares – jornalista / Fotos Allerson Jesus e Bruno Vieira
19 de outubro de 2023
O grupo de Saxofones da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o duo musical TPDuo, formado pelo trombonista Gilvando “Azeitona” e a pianista chinesa Nan Qi, professores daUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se apresentaram na quarta-feira (18), no palco do Centro de Convenções. São atrações que fazem parte da programação do Festival de Música de Penedo e pertencem ao amplo leque de produções artísticas das universidades.
O TPDuo começou a se apresentar tocando composições do paraibano Chiquito, do maestro Duda e do Cartola, a exemplo da emocionante música As rosas não falam. No palco, estavam Gilvando com seu trombone e Nan Qi, que deslizava leveza e sonoridade em seu piano.
Segundo o músico Azeitona, a ideia do duo surgiu em 2022, durante uma conversa com a pianista na UFRN, em Natal. Além de músicas internacionais, especialmente as chinesas, a dupla também toca composições de câmara e música brasileira.
"Daí a gente resolveu fazer um trabalho de tocar um repertório da música mundial, não só instrumental, mas sim músicas seculares. Um repertório de música chinesa, como também de brasileira, principalmente a nordestina. Desde 2012, eu participo do Festival e sempre é muito bom", contou o músico.
Já a professora Nan Qi enfatizou o maior objetivo da dupla e o que a vinda dela para o Festival de Música de Penedo representa: "Nosso duo tem essa ideia principal de promover músicas entre países, de interculturalidade entre nossos colegas. Fiquei bem animada depois de apresentar o recital. O Festival está muito organizado. A gente tem que sempre divulgar ao mundo essa paixão pela música, que é encontrada aqui", disse Nan Qi.
Logo após a apresentação da dupla, O grupo de Sax da Ufal também se apresentou no Femupe. Formado por estudantes e egressos do curso de licenciatura em Música da Ufal, além do servidor Vanilson Coelho e do professor Kleber Dessoles, o grupo apresentou recital com composições brasileiras.Alguns convidados especiaistambém subiram ao palco se uniram aos músicos da Universidade: osaxofonista Erick Almeida, o percussionista Brian dos Santos e o próprio Gilvando Azeitona.
Baião, choro, cantiga de ninar, entoada foram alguns dos estilos tocados no palco. "Me senti muito bem pela receptividade do público, espero que os alunos tenham gostado também. O Festival é uma porta para eles terem experiências interessantes. Fico muito feliz pela oportunidade de fazer vários intercâmbios e ficoempolgado quando vejo que a Universidade também pode propiciar esse tipo de oportunidade", destacou o coordenador do grupo, Kleber Dessoles.
Siga as nossas redes:
@festival_musica_Penedo
@cemupemusicologia